segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gestão de Portfólios – Modelos e Padrões.

Esse slide foi elaborado pela GT5 e apresenta os Modelos e Padrões utilizados pela
Gestão de Portfólio.



Gestão de Portfólio de Projetos


Bom dia! Aqui está a Edição 19 - Engenharia de Software Magazine 47.
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre Gestão de Portfólio de Projetos, apresentando alguns modelos e padrões existentes.

sábado, 27 de agosto de 2011

Compreendendo o uso de Gestão de Projeto de Portfólio

À medida em que o mercado de Tecnologia da Informação (TI) elevou-se de uma posição de suporte administrativo a uma unidade de negócios estratégica, passou a se ter maior necessidade de controle sobre a seleção, execução e andamento de projetos na área de TI. Contudo, atualmente o que se ver em portfólios de projetos é que: muitos projetos estão ativos, dificultando o controle de execução, projetos desligados dos reais objetivos da organização entre outros problemas em gestão de portfólio.

De maneira a melhorar este cenário, a gestão de negócios em portfólios de projetos consiste em garantir que os projetos escolhidos e completos estejam de acordo com os reais objetivos da entidade realizadora, afim de melhorar o retorno do investimento. Na prática, isso significa que o gerenciamento de portfólios tem entre suas responsabilidades principais:

  • Determinar uma estrutura viável para o projeto, que seja capaz de atingir os objetivos da organização;
  • Balancear o portfólio, para garantir que a estrutura do projeto balanceie melhor longos prazos vs. curtos prazos, riscos vs. recompensas, etc;
  • Monitorar o planejamento e a execução dos projetos escolhidos;
  • Avaliar novas oportunidades confrontando com o portfólio atual e, comparativamente, levar em conta a capacidade de execução de projetos da organização;
  • Analisar o desempenho do portfólio de forma a otimiza-lo, se possível;
  • Prover informação e recomendações para pessoas com poder de decisão em todos os níveis hierárquicos;
Baseados nesses principios básicos há um grande benefício ao se realizar gerência de portfólio em uma organização. Contudo há muitas maneiras de faze-lá bem feito. Isso é assunto para próximos capítulos :)

Até mais!

Fontes: Project Portfolio Management - A View from the Management Trenches. Disponível em: http://www.gartner.com/it/content/911400/911412/project_portfolio_mgmt_excerpt.pdf





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Livro Gerenciamento de Portfólio - Primeiro a tratar especificamente desse tema no Brasil.


  Grandes projetos fazem parte da agenda de um país em desenvolvimento como o Brasil. Não faltam oportunidades, tanto na iniciativa privada como no setor público, principalmente na área de infraestrutura. Saber como eleger e priorizar projetos é o objetivo do gerenciamento de portfólio. “Uma das principais dificuldades das empresas para selecionar e priorizar projetos é a falta de uma visão clara da categorização de projetos (criar “cestas”), tais como projetos de inovação, melhoria operacional, redução de custos, responsabilidade social e ambiental, atendimento a legislação, preparação para o futuro, dentre outras categorias. Outro ponto importante é a falta de critérios claros para a seleção e priorização de projetos. Uma ferramenta bastante interessante que pode ajudar as empresas na seleção e priorização de projetos é a Programação Multicritério (Analytic Hierarchy Process – AHP), mas o primeiro passo precisa ser definir os grupos de critérios e os critérios de forma consistente, utilizando não somente os financeiros, mas também estratégicos, riscos, urgência, dentre outros. O que se observa é que no Brasil começa um movimento importante na direção de uma melhor seleção e priorização dos projetos, mas isto ainda é feito de maneira muito subjetiva, sem critérios claros e uma metodologia bem definida”, expõe Noberto Almeida (escritor do livro Gerenciamento de Portfólio e palestrante em eventos sobre o assunto em várias cidades) sobre o que é preciso para fazer uma gestão efetiva de portfólio de projetos.
        São muitas as limitações encontradas durante a realização de projetos. Humanas, financeiras, temporais. Sendo assim essa é mais uma variável importante a ser consideradas pelo gestor de portfólio. “A disponibilidade de recursos será um input fundamental para esta tomada de decisão, pois precisamos decidir em quais projetos alocaremos os recursos limitados e principalmente os recursos humanos qualificados da empresa, cada vez mais escassos e disputados pelo mercado competitivo”, diz Almeida.
        O livro Gerenciamento de Portfólio, é o primeiro a tratar especificamente desse tema no Brasil. É uma das primeiras tentativas voltadas para construir um corpo de conhecimento mais sólido sobre um assunto tão importante e ainda pouco desenvolvido, pelo menos no nosso país. “As empresas estão investimento muito dinheiro e tempo em Gerenciamento de Projetos, seja em treinamentos, elaboração de metodologia, certificação, MBAs em GP, criação de PMOs, entre outras iniciativas. Se analisarmos o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos do PMI em 2009, vemos que a grande maioria das empresas respondentes (82%) não possui um processo estabelecido para monitoramento do portfólio de projetos, o que não permite avaliar se os benefícios/retornos estratégicos estão sendo alcançados, o que é um número extremamente alto para o grande volume de investimento feito. Aliado a este fato, temos uma verdadeira lacuna na literatura atual, não somente no Brasil como também no resto do mundo, sobre métricas de sucesso em projetos e sobre como as empresas estão alinhando o gerenciamento de projetos à estratégia da empresa. O objetivo do livro foi identificar as boas práticas e propor um modelo para alinhar o gerenciamento de projetos à estratégia da empresa e avaliar os benefícios deste alinhamento” conclui Almeida.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conceitos Gerência de Portfólio

Boa noite, este documento aborda os conceitos de Gerência de Portfólio de ProjetosAmbiente, diferenças entre Gerência de Portfolio e Gerência de Multi-Projeto, Modelos de Gerência de Portfólio e Ferramentas Disponíveis. Essa apresentação foi elaborada por alunos do Centro de Informática da UFPE.

Bem vindos!

Esta é a página da equipe GT5, para a disciplina Gerência de Projetos da Universidade Federal do Amazonas no período 2011/2. A equipe é formada pelos futuros bacharéis em Ciência da Computação: Adriana Lopes, Carlos Grimm, Diogo Soares e Jeanne Trovão.

Neste blog falaremos sobre os principios básicos de gestão de projetos em relação à Gerência de Portfólios, passando por aspectos introdutórios, técnicas comumente usadas popularmente, exemplificações de usos em áreas acadêmicas e indústria e muito mais o que houver a respeito.

Esperamos poder toda semana contar com atualizações, novidades e materiais para melhor atendermos a vocês. :)